Institucional

Imagine que você tem seu próprio negócio, gera empregos, ajuda a desenvolver a economia local, tem despesas, mas é impedido de estabelecer um valor justo para suas mercadorias e, consequentemente, ter uma estabilidade financeira. Esta suposição era um grande transtorno real para empresários dos ramos hoteleiro e gastronômico na década de 1980.

Impedir que esta grande ditadura de valores continuasse a afetar os geradores de empregos da nossa região foi a primeira grande batalha do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Londrina e Região, fundado há 35 anos. Em todo o Brasil, os valores de produtos e serviços eram determinados pela Superintendência Nacional de Abastecimento, a Sunab. Com a queda do regime ditatorial e a consolidação da democracia no país, a Sunab perdeu espaço e foi extinta em 1997.

No início da década de 1990, a inflação fora de controle também afetou os empresários. Este fato é considerado o segundo grande obstáculo na trajetória do Sindhotéis Londrina ao lado dos associados. Em 1994, o país ganhou uma nova moeda: o Real. A partir deste momento, empreendedores ganharam novo ânimo para retomarem os investimentos. Nos dias de hoje, a grande barreira para o empresariado é formada pela burocracia, corrupção, políticas extremamente assistencialistas e criação de leis, que são empurradas "goela abaixo".

Ao longo de 35 anos de histórias, o Sindhotéis Londrina tem lutado para que o poder público faça a parte dele. Mas apenas isto não basta. É preciso ter uma visão de crescimento conjunto. Dos 22 associados londrinenses em 1980, pulamos para 5.600 cadastrados em 58 municípios do norte do Paraná.Os benefícios concedidos cresceram na mesma proporção. Atualmente, os proprietários de hotéis, bares, restaurantes, lanchonetes e similares não precisam pagar por exames admissional, demissional, entre outros. Os associados também possuem direito à consulta com dentista, na sede do sindicato, que fica na região central de Londrina.

Representamos os patrões, mas as parcerias chegaram até os empregados. Um convênio firmado entre o Sindhotéis Londrina, o sindicato dos empregados nestes estabelecimentos e o Senac Paraná proporciona cursos de aprimoramento profissional sem custos ao empresário, que terá um quadro de funcionários mais qualificado, e ao trabalhador, que ganha mais experiência. Quem ganha com isso é a população.
Estes são muitos passos que demos em 36 anos de história. Os obstáculos podem ser grandes, mas se a união a favor de uma sociedade mais justa for colocada como princípio, os próximos 36 anos serão de conquistas ainda maiores.

Unidos seremos mais fortes!

 

Diretoria (Gestão 2018 - 2022)

Presidente

Alzir Bocchi (gestão 2018 - 2022)

Guilherme Victor Augusto Simões (vice-presidente)

Secretário Geral

Jorge Akira Obara

Tesoureiro

Amauri Buosi

Conselho Fiscal

Arlindo Dessunti

Paulo Sérgio de Oliveira

Luiz Alberto Vicentini Filho

Carolina Rocha Barbosa (suplente)

Bruno Cesar Zandona (suplente)

Cleizemar Cremasco (suplente)

Suplentes de Diretoria

Renato Kennedy Heler

Alessandro Bacellar

Hideko Obara

Victor Cesar Zandona

Galeria de Fotos