Setor hoteleiro tem queda de ocupação em Londrina

Os empregadores do setor hoteleiro em Londrina estão preocupados com a crise financeira que atinge o país. O motivo é a queda da taxa de ocupação média no ano de 2016, em comparação ao ano anterior. O Sindhotéis Londrina, sindicato patronal de hotéis, restaurantes, bares e similares de Londrina e região, realizou um levantamento que aponta menor movimentação de hóspedes em dois cenários: no de estabelecimentos com até uma estrela e em hotéis de duas a cinco estrelas.

Em 2015, eventos como o vestibular da Universidade Estadual de Londrina, a Expo Londrina, Festival de Música de Londrina, Festival Internacional de Teatro de Londrina e eventos esportivos ajudaram os hotéis de duas a cinco estrelas a estabelecerem taxa média de ocupação de 83% da capacidade. No ano passado, mesmo com a manutenção destes eventos e o retorno da Stock Car à cidade de Londrina, o número caiu para 78%.

Para os hotéis sem estrela e com uma estrela a queda também foi significativa. Em 2015, a taxa média de ocupação destes estabelecimentos foi de 66%. Em 2016, a movimentação de hóspedes diminuiu para 60% dos leitos disponíveis.

- Poderia ser melhor. A crise bateu firme, principalmente no nosso segmento. Londrina, porém, tem uma base sólida. A cidade tem eventos bastante significativos e estamos sobrevivendo. Esperamos que em 2018 a gente já supere esta crise financeira e política - destaca o presidente do Sindhotéis Londrina, Alzir Bocchi.