Sindhoteis

Lei da Gorjeta já está em vigor

Lei da Gorjeta já está em vigor

Entrou em vigor no dia 13 de maio, a lei nº 13.419 que regulamenta a cobrança e distribuição de gorjetas em bares, restaurantes, hotéis, motéis e outros estabelecimentos, também conhecida como “lei da gorjeta”. O texto sancionado pelo presidente da república, Michel Temer, em 13 de março, estabelece que o valor pago seja incorporado como remuneração dos trabalhadores e contribuirá para encargos sociais, previdenciários e trabalhistas.

Agora, a gorjeta será considerada parte do salário do funcionário e não apenas uma gratificação. O empregador deverá anotar na carteira de trabalho e no contracheque do empregado o valor do salário contratual fixo, além do percentual recebido em gorjeta, calculado com base no valor médio registrado nos últimos 12 meses.

“Foram mais de sete anos de luta e estou muito satisfeito de poder ver, como ministro do Turismo, a lei da gorjeta entrar em vigor. Esta é uma importante vitória para os trabalhadores do setor turístico e reforça o compromisso do governo federal com aqueles que estão na linha de frente do atendimento ao turista”, comentou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

A lei prevê que, caso a empresa deixe de receber as gorjetas, o funcionário continue recebendo o valor registrado. Em empresas com 60 ou mais trabalhadores, a fiscalização do novo modelo será feita por uma comissão criada pelos próprios funcionários. Já nas empresas com menos de 60 empregados, a supervisão ficará a cargo do sindicato.

Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci Jr., a regulamentação reduz a insegurança jurídica sentida pelos empresários. “Além do empresário, o trabalhador também será beneficiado, pois o valor da gorjeta passa a constar na carteira de trabalho e auxiliará na aposentadoria, na hora de financiar um apartamento ou um carro”, explicou.

Pela nova lei, é considerada gorjeta quantias ofertadas espontaneamente pelos clientes e valores adicionais cobrados pelo estabelecimento.

 

Por Agência de Notícias do Turismo. Texto do site do Ministério do Turismo. Crédito de foto: Embratur

http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/7779-lei-da-gorjeta-entra-em-vigor.html


Deixe um comentário

Compartilhe

Notícias relacionadas

Senac e Sindhotéis Londrina promovem mais um workshop
Ler noticia

Senac e Sindhotéis Londrina promovem mais um workshop

21 de Out de 2016

Curso de técnicas para garçom tem inscrições abertas no site do Senac
Ler noticia

Curso de técnicas para garçom tem inscrições abertas no site do Senac

13 de Nov de 2017

Aberto prazo para inscrições em curso gratuito de garçom
Ler noticia

Aberto prazo para inscrições em curso gratuito de garçom

10 de Ago de 2017