Eventos esportivos impulsionam economia londrinense em 2016

No dia 24 de fevereiro, o Londrina Esporte Clube fez o primeiro jogo do Campeonato Paranaense em Londrina. Fora de campo, os empresários comemoraram o retorno que o bom desempenho do gramado traz à economia da cidade. Somente na temporada 2016, o LEC deve fazer, no mínimo, 24 jogos nos estádios do Café ou Vitorino Gonçalves Dias. A cada partida disputada aqui, aproximadamente 25 atletas, diretores e membros de comissão técnica ficam hospedados durante um período de dois a três dias.

Mas não é apenas o futebol que impulsiona financeiramente o cenário local. No automobilismo, a Fórmula Truck desembarca no norte do Paraná em julho para disputa da quinta etapa do campeonato. Este é o décimo ano consecutivo da categoria em Londrina. Em setembro, é a vez da Stock Car agitar os apaixonados por velocidade e também fazer uma injeção de capital na cidade. A competição volta à cidade de Londrina após três anos. Cada prova de nível nacional movimenta o setor hoteleiro, aproximadamente, durante sete dias consecutivos.

Também para o segundo semestre, a Confederação Brasileira de Ciclismo tem prevista a realização do Campeonato Brasileiro de BMX em Londrina. Aproximadamente 300 atletas devem estar envolvidos durante os treinos pré-competição e disputas do torneio.

Com a certeza de que Londrina volta a ter uma equipe adulta de basquete em 2016, além da manutenção de grupos profissionais no handebol, futsal e divisões de acesso do futebol, a previsão do Sindhotéis Londrina é que os eventos esportivos realizados na cidade movimentem R$ 2,5 milhões de maneira direta ao longo do ano. Foram levados em conta os gastos com alimentação, hospedagem e lavanderia nos hotéis, além do consumo em restaurantes e casas noturnas.

-  Os hotéis não hospedam apenas os competidores. Os estabelecimentos recebem os acompanhantes, familiares, torcedores e profissionais que trabalham nos bastidores de eventos como estes. Todo evento esportivo gera uma grande movimentação também na gastronomia, pois todos precisam de um bom café da manhã, almoço e janta - diz Alzir Bocchi, presidente do sindicato patronal dos hotéis, restaurantes, bares e similares de Londrina e região.